segunda-feira, 20 de maio de 2013

            Jesus Cristo ou Jesus Barrabás?

A quem temos escolhido a cada dia? 
Vou lhes falar um pouco melhor sobre a história desses 2 homens e de seus propósitos, Jesus Cristo o filho de Deus e Jesus Barrabás, depois disso tenho certeza que você estará pronto para responder esta pergunta...

JESUS CRISTO

O prometido Emanuel ( Deus conosco) a presença de Deus na terra através de seu filho, veio com o intuito de cumprir a lei, que se iniciou com Moisés durante a jornada no deserto, e dar início ao tempo da graça.
Visto que o homem não podia viver com o fardo da lei sobre si, pois a profanação, pecado, prostituição, idolatria e engano ja haviam infestado lugares santos e o povo em si já não se lembrava mais da aliança e exclusividade que deviam ter com seu Deus.
Deus então envia seu filho para pagar o preço dos pecados da nação encerrando assim os holocaustos que eram feitos no templo para culpa, purificação, perdão de pecados e todos sacrifícios citados no livro de levítico, com um sacrifício santo e perfeito, o cordeiro santo, alguém sem mácula , sem pecado nenhum.
A forma de Jesus pregar encantava e surpreendia a muitos, pois ele tinha autoridade e sabia como tocar no intimo das pessoas, ele apresentava na pregação o arrependimento, confissão e libertação dos pecados.
Muitos não se agradavam com sua presença pois ele exortava não para envergonhar mas para fazer com que os pecadores se arrependessem de seus erros.
Cristo então nos trouxe a verdade João 8:32 diz "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" e no verso 36 diz que "se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres", eles não compreendiam a libertação ao qual Jesus trazia, não com força, nem com violência, mas com o espirito, como citado em Zacarias 4:6, era a verdadeira liberdade não conquistada com a força de uma espada mas com o sacrifício a Deus.

Jesus Barrabás

Ele era integrante de um grupo denominados como Zelotes ou Zelotas, eles lutavam pela libertação do domínio Romano através de Motins e rebeliões.
Existe a possibilidade de ele ser filho de um Rabi exatamente pelo significado de seu nome Barrabás que estudiosos dividem em bar rabi, filho de mestre.
Muitos chegam a acreditar que ele era um ladrão, terrorista, bandido, não muito pelo contrário Barrabás estava atrás da tão sonhada liberdade que toda a nação israelita esperava.
Pensavam eles que o Messias viria destrona Czar e devolveria o domínio israelita sobre sua terra, mas Deus os ofereceu algo maior que foi a liberdade espiritual e não a puderam enxergar...
No Evangelho de Lucas cita a prisão de Barrabás exatamente em um motim que acabou com a morte de um soldado romano.
Barrabás tinha agora a sentença de morte decretada tanto pela lei dos Judeus por tirar uma vida recebendo assim a morte, como pela lei dos Romanos por rebelião e assassinato.

Creio que você já pode entender um pouco sobre o que estou querendo passar, a liberdade oferecida por Cristo liberdade de pecados e a salvação da alma, e a oferecida por Barrabás a libertação física através da força da espada.

Quando finalmente chega a hora em que Pilatos oferece Cristo e Barrabás para que o povo escolhesse apenas um, Barrabás que foi um transgressor recebeu o apoio do povo e Cristo que ofereceu sua própria vida por nós recebe a rejeição e a crucificação.
Isso me leva a pensar se estivesse no meio da multidão quem teríamos escolhido? será que você teria uma sensibilidade espiritual para compreender a liberdade oferecida por Cristo?

Todas as vezes que tentamos fazer as coisas com nossas forças estamos escolhendo a Barrabás, quando pedimos direção de Deus e deixamos em suas mãos escolhemos a Cristo, o ser humano em si não compreende a Cristo, que diferente dos outros "heróis" por aí conhecidos, não chega e mata os inimigos e vai embora , mas pelo contrário ele se sacrifica no lugar dos seus.
Ele mesmo disse " Eu sou o bom pastor, e o bom pastor da a vida pelas suas ovelhas", quando agimos com nossas forças ignoramos a força de Cristo e a verdadeira liberdade ao qual ele pagou por nossas vidas.
Nunca se esqueça você foi comprado com alto preço, não um preço qualquer mas um preço de sangue... 

Espero que após esta simples explicação você possa refletir um pouco mais e não agir com força bruta mas sim escolher a Cristo, pois todos os dias e ele escolhe você.

Deus abençoe a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário