segunda-feira, 1 de julho de 2013

Teste de fidelidade na Bíblia

Espírito de Ciúmes

Números 5:12-15

Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando a mulher de alguém se desviar, e transgredir contra ele,
De maneira que algum homem se tenha deitado com ela, e for oculto aos olhos de seu marido, e ela o tiver ocultado, havendo-se ela contaminado, e contra ela não houver testemunha, e no feito não for apanhada,
E o espírito de ciúmes vier sobre ele, e de sua mulher tiver ciúmes, por ela se haver contaminado, ou sobre ele vier o espírito de ciúmes, e de sua mulher tiver ciúmes, não se havendo ela contaminado,
Então aquele homem trará a sua mulher perante o sacerdote, e juntamente trará a sua oferta por ela; uma décima de efa de farinha de cevada, sobre a qual não deitará azeite, nem sobre ela porá incenso, porquanto é oferta de alimentos por ciúmes, oferta memorativa, que traz a iniquidade em memória. 

No livro de Números capitulo 5 no verso12 em diante, a bíblia nos fala sobre um assunto interessante e muita das vezes polêmico... chamado de traição!

Todos nós sabemos que segundo a lei dos hebreus toda mulher que for pega em adultério seria apedrejada e morta, porém neste texto a bíblia narra uma situação diferente...
Situação esta, quando o marido, suspeitar que estiver sendo traído e não houver pego sua mulher em adultério e nem houver testemunhas, mas fala se sobre um tal de "espirito de ciúmes" vier sobre ele trazendo desconfiança da fidelidade de sua parceira, então teria uma forma de ele saber se de fato estava sendo traído ou se era coisa da cabeça dele.

E olhe que interessante, o ciúmes não é somente um sentimento mas segundo a bíblia é também um espírito, ou seja um algo que pode vir para perturbar tal pessoa.
E este tal espirito de ciúmes é o que mais causa estrago na vida de um casal, tanto no homem quanto na mulher, este espírito vem pra trazer desconfiança na vida de ambos, nos é notório que tal sentimento em excesso tem causado estragados em muitas famílias e até morte muita das vezes...

É comum vermos em televisão, programas dedicados a isso, com nomes do tipo "teste de fidelidade", fazendo que uma pessoa que estivesse com o tal "espírito de ciúmes" verificasse se seu parceiro(a) é fiel ou não.

Mas vamos continuar a ver o que a bíblia fala...

O homem que estivesse desconfiado da fidelidade de sua mulher levaria ao sacerdote  uma décima de 1 efa de farinha de cevada, que equivalia a mais ou menos 3,7 quilos de farinha, o qual o sacerdote pegaria e não derramaria nem azeite nem incenso sobre ele porque não era um oferta.
Então o sacerdote pegaria um copo com água e colocaria dentro dele um pouco de pó do chão do tabernáculo, esta parte é interessante, porque pegar o pó do chão?

O pó representa humilhação como dito em Lamentações de Jeremias 3:29 "Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança."
muita das vezes representa desgraça, ruína, derrota, como dito em Isaías 26:5 "Porque ele abate os que habitam no alto, na cidade elevada; humilha-a, humilha-a até ao chão, e derruba-a até ao pó." e Isaías 47:1 "Desce, e assenta-te no pó, ó virgem filha de babilônia; assenta-te no chão; já não há trono, ó filha dos caldeus, porque nunca mais serás chamada a tenra nem a delicada."

Então o sacerdote colocaria um pouco de pó no copo com água representando neste caso desgraça e maldição, o sacerdote mandaria vir a mulher e descobriria cabeça dela, sobre a mão dela estaria a oferta de farinha de cevada e o sacerdote seguraria a água amaldiçoada em sua mão.

Ele conjuraria uma maldição descrita assim:

"Se ninguém contigo se deitou, e se não te apartaste de teu marido pela imundícia, destas águas amargas, amaldiçoantes, serás livre.
Mas, se te apartaste de teu marido, e te contaminaste, e algum homem, fora de teu marido, se deitou contigo, O SENHOR te ponha por maldição e por praga no meio do teu povo, fazendo-te o SENHOR consumir a tua coxa e inchar o teu ventre."
Após isto a mulher diria "Amém, amém" concordando com as palavras do sacerdote, após isto o sacerdote queimaria a oferta no altar e a moveria perante o Senhor e depois daria da água amaldiçoada para a mulher beber, se ela fosse inocente ele viveria e teria filhos normalmente mas se tivesse adulterado a mulher se tornaria estéril.

Uma mulher estéril era visto como uma mulher amaldiçoada perante o povo, visto que a vida é uma dádiva divina esta mulher seria visto como uma mulher que não recebeu a dádiva de Deus, temos o exemplo na bíblia de Sara, Raquel e Ana, que eram estéril e por isso eram tristes e amarguradas porque se sentiam "esquecidas por Deus", a mulher que adulterasse em oculto receberia esta "desgraça" pelo resto da vida e seria vista como amaldiçoada por Deus perante todo o povo.

Agora imagina só, se hoje em dia, isto ainda estivesse m vigor? quantos homens e mulheres estariam levando seu respectivos parceiros para um tal teste deste?
Com certeza ia ter muita gente bebendo "suco de pó" por aí... kkkkk

Espero que tenham gostado do texto, e se algum dia sobrevir em você o tal "espirito de ciúmes" o repreenda em nome de Jesus, se seu parceiro é fiel ou não Deus te revelará como disse o próprio Jesus em Mateus 10:26 "Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se."


Que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo esteja convosco!